Publieditorial

No dia 13, Maternando no Espectro realiza evento no auditório do Diário

Claudia Zirbes vai abordar questões relacionadas ao TEA e famíliaDivulgação

Abril é marcado como mês de conscientização sobre o autismo. E, no dia 13, das 13h30 às 19h, o auditório do Diário será palco do evento “Maternando no Espectro” em que estão programadas duas palestras importantes sobre temáticas essenciais para a qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Será uma tarde informativa, ao proporcionar debates, trocas de experiências e o compartilhamento de informações úteis e aberta a todos os pais, familiares, cuidadores, profissionais da educação e da saúde interessados em aprender mais sobre o assunto.

A primeira fala será ministrada por Claudia Zirbes. Ela é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). 

Além disso, é palestrante e professora em disciplinas de pós-graduação relacionadas aos transtornos do neurodesenvolvimento, processos inclusivos e empoderamento parental. Coordenou a Pós Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Instituto Inclusão Eficiente. Na clínica, atua exclusivamente com famílias de crianças/adolescentes com TEA e na supervisão de casos para profissionais da área da saúde e da educação.

No “Maternando no Espectro”, ampliará o conhecimento sobre o funcionamento atípico no TEA e aprofundará a discussão a respeito de possibilidades de intervenção, do diagnóstico à adolescência, em uma perspectiva centrada na família. 

Tratará de temas como o impacto do Transtorno do Espectro Autista TEA no convívio familiar e a empatia como dimensão essencial na intervenção; o papel da Análise do Comportamento Aplicada, sobre os suportes essenciais e estratégias facilitadoras no contexto domiciliar e escolar. 

Ela destaca que ninguém nasce com cartilha e nem existe graduação em ser mãe e pai, o que traz uma dificuldade inerente e, sendo um filho com TEA, a complexidade aumenta. Por conta disso, busca levar conhecimento e informação. 

Somada a sua experiência profissional, é mãe de três filhos sendo o mais novo autista. Ela cita o desenvolvimento de resiliência, através de conhecimento e aceitação, e rede de apoio com familiares e profissionais como peças chaves para uma qualidade de vida plena para seu filho, família e círculo próximo.


Enfoque Jurídico 

Graciele (esquerda) falará no evento idealizado por Patrícia (direita)Gabriel de David

A segunda palestra da tarde será da advogada Graciele Berthold Benedetti: “Um olhar simples sobre direitos das pessoas com autismo.” Com mais de 10 anos de experiência jurídica, atua nas áreas cível e previdenciária e, após o diagnóstico de autismo de sua filha Helena, passou a se envolver e trabalhar cada vez mais com questões que envolvem pessoas com deficiência, especialmente TEA.

- A Helena tem seis anos e tem o diagnóstico de autismo desde os dois anos. Então, desde esse momento, aprofundei nesse tema, já fiz cursos de especialização em direitos das pessoas com TEA, primeiramente, foi no sentido de questões pessoais. Mas, após, com alguns clientes, o fato de poder ajudar uma família e depois ter retornos positivos de terapias que funcionam, traz uma gratificação que eu não consigo nem explicar o que eu sinto quando acontece isso. - destaca Graciele. 

Em sua palestra no dia 13, irá promover e abordar questões a respeito dos direitos existentes para pessoas com autismo, como intervenção precoce, terapias disponíveis, acesso à educação especial, descontos em passagens aéreas para acompanhantes e em automóveis, entre outras questões. 

A proposta é fornecer de forma simples e direta informações abrangentes para que as famílias saibam seus direitos, suas opções, o que podem e devem fazer diante do diagnóstico de autismo. Graciele espera, no mínimo, despertar interesse sobre o autismo e todas as suas implicações.

- A intenção é oferecer informações para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre o autismo, suas possibilidades e como contribuir. Muitas vezes, vemos julgamentos sem conhecimento real da situação. Difundir informações sobre autismo é o primeiro passo para se tentar alcançar um mundo mais empático e envolvido com a causa - completa Graciele. 


Realização 

O Maternando no Espectro surgiu da necessidade de sua idealizadora, Patrícia Kraetzig, de encontrar direcionamento e apoio emocional ao lidar com os desafios da maternidade de uma criança autista. Mesmo com o apoio do marido e da mãe, ela sentia uma profunda solidão materna e a falta de contato com outras mães que estavam passando pela mesma experiência.

O projeto cresceu ao ser um meio de contato de diversas mães atípicas e, a partir disso, começou a surgir encontros, eventos, conexões, o podcast Maternando no Espectro e demais ações que possam surgir. 

Em relação ao evento do dia 13, Patrícia espera incentivar debates, trocas de experiências e despertar interesse e curiosidade sobre o assunto em um público mais amplo, pois acredita que, ao unir forças, as mães podem enfrentar os desafios com mais resiliência e encontrar soluções em conjunto.

- Meu convite para este evento se estende às famílias atípicas, profissionais da área TEA e pessoas que tenham interesse em obter mais informações em relação ao autismo. E que está sendo organizado por uma mãe com dois filhos autistas e que acredita muito na importância do acolhimento e da capacitação para que ocorra mais conscientização em relação ao transtorno do espectro autista. - convida Patrícia Kraetzig. 

O Maternando no Espectro tem apoio de Iguana Ideias, Como Queira Personalizados, Fernanda Cassol Confeitaria Artesanal, Da Querência - Culinária Afetiva, Fio Santo, Marcos Arbugeri Videomaker e Eder Ribeiro - Inteligência Imobiliária.


Evento Maternando no Espectro 

Quando: 13 de abril, das 13h30 às 19h

Onde: Auditório do Diário - Rodovia RST-287, 4.975 - Camobi

Valor do ingresso: R$ 100,00 (à vista) R$ 120,00 (em até 3x)

Compre pelo link

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo Elvis e ABBA promete muita nostalgia no Itaimbé Palace Hotel Anterior

Espetáculo Elvis e ABBA promete muita nostalgia no Itaimbé Palace Hotel

Próximo

Final do Gauchão com mais emoção na KTO

publieditorial